Quanto mais cedo, melhor

por / terça-feira, 27 outubro 2015 / Publicado em Informativo, Notícias

Muitas atividades estão sendo realizadas na região, alusivas ao Outubro Rosa, movimento de luta contra o câncer de mama. Sabemos que a principal maneira de diagnosticar precocemente a doença é por meio do exame da mamografia. O câncer de mama descoberto em estágios iniciais aumenta em 90% a chance de cura. Alguns fatores de risco também podem aumentar as probabilidades de câncer, como histórico familiar, menarca precoce – idade da primeira menstruação -, menopausa tardia, primeira gravidez após os 30 anos, não ter tido filhos e a nuliparidade, a ingestão regular de álcool, mesmo em quantidade moderada, além de poder estar associado a questões psicossomáticas ligadas ao estresse.

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço na mama, acompanhado ou não de dor. Podem também aparecer pequenos caroços embaixo do braço, chamados de ínguas. Nem todo caroço pode ser um câncer, por isso a importância desta campanha onde nós chamamos a atenção das mulheres para a realização de exames preventivos regularmente. A Eco Clínica trouxe para Tubarão o primeiro mamógrafo e hoje disponibiliza mamografia digital e ultrassonografia, que permitem a realização de exames mais precisos da mama.

O mês rosa surgiu nos Estados Unidos na década de 90 com a intenção de estimular tanto a população como as entidades filantrópicas a realizarem campanhas para exames de prevenção do câncer de mama. E este movimento surgiu porque milhares de mulheres morriam por falta de conduta preventiva. Como o movimento teve os seus resultados positivos, houve um crescimento mundial e muitos países aderiram ao evento sobre a prevenção do câncer de mama. No Brasil, o Outubro Rosa chegou no ano de 2002, em São Paulo. Assim, o país iniciou a adesão e hoje é um evento muito forte e que traz inúmeros benefícios para as mulheres.

O câncer de mama é uma doença que ocorre por causa do desenvolvimento anormal das células da mama. Elas se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. Esse é o objetivo da campanha, conscientizar a importância do diagnóstico precoce. O Outubro Rosa surgiu exclusivamente para prevenção do câncer de mama, porém, hoje, em relação à saúde da mulher, outros itens já começam a ser enquadrados, inclusive com leis publicadas no Brasil. Uma é a prevenção do câncer do colo uterino e também o combate ao vírus HPV, o qual alguns deles são precursores do câncer do colo uterino. O HPV papilomavírus humano pode infectar a pele ou as mucosas. São mais de 100 tipos diferentes e 40 podem infectar o trato anogenital.

DSC_0509

Deixe uma resposta

TOPO