Mês Rosa

por / quarta-feira, 20 novembro 2013 / Publicado em Informativo, Notícias

Estamos no mês de outubro e outubro rosa é um movimento de luta contra o câncer de mama. O laço rosa é o símbolo mundial desse movimento. O mês rosa surgiu nos Estados Unidos com a intenção de estimular tanto a população como as entidades filantrópicas a realizarem campanhas para exames de prevenção do câncer de mama. O câncer de mama é uma doença que ocorre por conta do desenvolvimento anormal das células da mama. Elas se multiplicam repetidamente ate formarem um tumor maligno.

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço na mama, acompanhado ou não de dor. Podem também aparecer pequenos caroços embaixo do braço (ínguas). Lembre-se de que nem todo caroço é um câncer de mama. Por isso o mês rosa chama a atenção das mulheres sobre a importância da realização de exames preventivos regularmente com a com a finalidade de detectar precocemente o câncer de mama e assim minimizar riscos a saúde da mulher.

Vale ressaltar que o câncer de mama em estágios iniciais aumenta em 90% de chance de cura. Alguns fatores de risco também podem aumentar a chance de câncer como: – História familiar, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade; – Menarca precoce (idade da primeira menstruação); – Menopausa tardia (instalada após os 50 anos de idade); – Primeira gravidez após os 30 anos, não ter tido filhos e a nuliparidade; – A ingestão regular de álcool, mesmo em quantidade moderada; – Não esqueça também que o câncer de mama pode estar associado também a questões psicossomáticas ligadas ao stress. A mamografia é o exame mais recomendado para a detecção precoce, por permitir visualizar microcalcificações em estágios iniciais. Então o exame clínico das mamas e a mamografia podendo ou não ser complementada pela ultrassonografia mamaria e a punção por agulha fina são formas eficazes de se obter um diagnóstico precoce do câncer e aumentar as chances de cura. Esse é o objetivo da campanha, conscientizar a importância do diagnóstico precoce.

A Eco Clinica pensando e sempre oferecendo o melhor para a população é pioneira na realização da mamografia, trazendo para Tubarão o primeiro mamógrafo.

Hoje dispõe de mamografia digital e ultrassonografia que permite a realização de exames mais precisos da mama. Estamos também realizando a punção de nódulos de mama e tireóide. Dr Mario Caporal relata com orgulho o sucesso da Eco Clinica nesses 29 anos de existência e de ter o seu corpo clinico constituído exclusivamente por profissionais especializados. Faça seu exame. Habitue-se ao auto exame mensal, sete dias após a menstruação e se você tem mais de 30 anos faça o exame clinico, com médicos ou enfermeiros, anualmente. Se tem mais de 35 anos e casos de câncer de mama na família, faca a sua primeira mamografia. Após os 40 anos, faça a mamografia anualmente. Você deve cuidar de sua saúde. Perder tempo é perder vida.

A Eco Clínica esta junto com você nessa campanha.

Maiores esclarecimento nos telefones:

Eco Clínica Tubarão 3622-2355

Eco Clinica Braço do Norte 3658-3401

Deixe uma resposta

TOPO