Mamografia é totalmente segura

por / quinta-feira, 27 outubro 2016 / Publicado em Informativo, Notícias
Recentemente, surgiram na mídia e nas redes sociais informações e boatos associando exames de mamografia com o aumento do risco de câncer de tireoide. Esses fatos têm gerado dúvidas quanto à necessidade do uso de protetor de tireoide durante a realização da mamografia.
Especialistas afirmam que não existem dados consistentes que demonstrem que uma mulher submetida a mamografia tenha aumento do risco de câncer de tireoide. “A dose de radiação para a tireoide durante uma mamografia é extremamente baixa (menor que 1% da dose recebida pela mama). Isto é equivalente a 30 minutos de exposição à radiação recebida a partir de fontes naturais. Essa radiação é desprezível perto do benéfico e importância da mamografia para a mulher”, explica o Imaginologista e diretor da Eco Clínica, Dr. Mário Caporal.
Além disso, o protetor de tireoide pode interferir no posicionamento da mama e gerar sobreposição – fatores que podem reduzir a qualidade da imagem, interferir no diagnóstico e levar à necessidade de repetições de exames.
Em nota, a Agência Internacional de Energia Atômica destaca que ”na mamografia moderna, há uma exposição insignificante para outros locais que não seja a mama. O principal valor da utilização dos protetores de radiações é psicológico”. O Colégio Brasileiro de Radiologia, a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia reiteram esta posição.
Sabemos que a principal maneira de diagnosticar precocemente o câncer de mama é a mamografia. De acordo com Dr. Mário o câncer de mama descoberto em estágios iniciais aumenta significativamente a chance de cura. “Alguns fatores de risco podem aumentar a chance de câncer como histórico familiar, menarca precoce (idade da primeira menstruação), menopausa tardia, primeira gravidez após os 30 anos, não ter tido filhos, consumo regular de álcool, além de poder estar associado a questões psicossomáticas ligadas ao stress”, explica o especialista.
Diversas ações estão sendo realizadas marcando a campanha do Outubro Rosa, que alerta para a prevenção do câncer de mama. Neste sábado, em Tubarão, acontece mais uma edição da caminhada rosa, com saída marcada para às 9h, em frente à antiga rodoviária. Vista-se de rosa e participe.

Deixe uma resposta

TOPO