Dia Nacional da Mamografia alerta para prevenção

por / quinta-feira, 04 fevereiro 2016 / Publicado em Informativo, Notícias

Nesta sexta-feira, dia 5, além do início oficial das festas de carnaval é comemorado o Dia Nacional da Mamografia. Instituído há 2 anos, a partir do Projeto de Lei da Senadora Maria do Rosário (PT-RS), a data tem como objetivo sensibilizar mulheres sobre a importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama, importante causa de morte no Brasil.

Sabemos que a principal maneira de diagnosticar precocemente o câncer de mama é a mamografia. De acordo com o Imaginologista e diretor da Eco Clínica, Dr. Mário Caporal, o câncer de mama descoberto em estágios iniciais aumenta significativamente a chance de cura. “Alguns fatores de risco podem aumentar a chance de câncer como histórico familiar, menarca precoce (idade da primeira menstruação), menopausa tardia, primeira gravidez após os 30 anos, não ter tido filhos, consumo regular de álcool, além de poder estar associado a questões psicossomáticas ligadas ao stress”, explica o especialista.

O sinal do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço na mama, acompanhado ou não de dor. Podem também aparecer pequenos caroços embaixo do braço chamados de ínguas. “Nem todo caroço pode ser um câncer, por isso a importância desta campanha onde nós chamamos a atenção das mulheres para realização de exames preventivos regularmente”, afirma o médico. O câncer de mama é uma doença que ocorre por conta do desenvolvimento anormal das células da mama. Elas se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. Por isso a importância do diagnóstico precoce. “Tanto esta data comemorada agora no início de fevereiro, como o outubro rosa, são campanhas importantes para a conscientização das pessoas em relação a prevenção, mas é importante destacar que isto deve ser feito o ano todo. Por isso, nós conversamos com as nossas clientes para que no mês do seu aniversário a mulher se dê de presente a mamografia”, explica Dr. Mário.

DSC_0511

Deixe uma resposta

TOPO