Dia Mundial de Combate ao Câncer – 8 de Abril

por / sexta-feira, 08 abril 2016 / Publicado em Informativo, Notícias

08.04-Dia-Mundia-contra-o-cancer-de-mama_mini

Todos nós sabemos que a luta contra o câncer é diária. Hoje, 8 de abril, é lembrado como o Dia Mundial do Combate ao Câncer, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nas últimas décadas, o câncer ganhou uma dimensão maior, convertendo-se em um evidente problema de saúde pública mundial. A OMS estima que, no ano 2030, podem-se esperar 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com câncer.

A prevenção ainda é o melhor caminho para se evitar a doença. Há dois tipos de prevenção: prevenção primária e secundária. A primeira consiste na mudança dos hábitos pessoais de um indivíduo com o objetivo de reduzir a influência dos fatores ambientais causadores de uma determinada doença. A segunda, diferentemente, foca no seu diagnóstico precoce, partindo da premissa de que, quanto antes for feito o diagnóstico do câncer, maiores são as chances de cura do paciente.

Uma das doenças que mais atinge as mulheres ainda é o câncer de mama. Sabemos que a principal maneira de diagnosticar precocemente a doença é por meio do exame da mamografia. O câncer de mama descoberto em estágios iniciais aumenta em 90% a chance de cura. Alguns fatores de risco também podem aumentar as probabilidades de câncer, como histórico familiar, menarca precoce – idade da primeira menstruação -, menopausa tardia, primeira gravidez após os 30 anos, não ter tido filhos e a nuliparidade, a ingestão regular de álcool, mesmo em quantidade moderada, além de poder estar associado a questões psicossomáticas ligadas ao estresse.

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço na mama, acompanhado ou não de dor. Podem também aparecer pequenos caroços embaixo do braço, chamados de ínguas. Nem todo caroço pode ser um câncer, por isso a importância desta campanha onde nós chamamos a atenção das mulheres para a realização de exames preventivos regularmente. A Eco Clínica trouxe para Tubarão o primeiro mamógrafo e hoje disponibiliza mamografia digital e ultrassonografia, que permitem a realização de exames mais precisos da mama.